No cenário
político brasileiro, em especial no Estado da Paraíba, a utilização do
marketing político tem crescido significativamente nas últimas décadas devido a
sua aplicação no campo político, portanto, o marketing pode ser definido como a
arte de informar e comunicar com o eleitor; orientar e direcionar as ideias do
partido, candidato e governo, em função das necessidades que se detectam.
Num outro
cenário, se faz necessário implementar uma visão cuidadosamente elaborada sobre
as possibilidades de comunicação governamental, com intuito de suscitar
discussões que contribuam para desenvolver as competências necessárias para
analisar, planejar, gerenciar e implantar projetos comunicacionais e
mercadológicos que atendam as crescentes exigências do mercado de trabalho em
especial a institucionalidade e o meio político respectivamente.
A classe
política vem caminhando em direção a uma especialização cada vez maior de suas
atividades políticas com objetivo de aprimorar a interlocução com seu eleitor.
Contudo, a gestão, o marketing, o planejamento estratégico e as ferramentas de
comunicação ainda não são plenamente exploradas pelos atores políticos,
proporcionando grande vantagem competitiva para aqueles que melhor souberem
interpretar e analisar essas ferramentas estratégicas em atividades políticas,
e um promissor mercado para profissionais que têm interesse em atuar neste
segmento.
Nesta
perspectiva, as ferramentas de Comunicação, Marketing, Gestão e Planejamento
têm sido utilizadas de forma fundamental no auxílio aos “mandatos eletivos” e
na organização das “campanhas eleitorais” fruto de um processo de
profissionalização crescente que as atividades políticas vêm sofrendo nos
últimos anos.
Por sua vez,
o curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Político insere-se
em um campo de estudo multidisciplinar, com expressão crescente no mercado de
trabalho e que abrange a essas necessidades, formando profissionais capazes de
operar de maneira ética e competente um conjunto aprofundado de técnicas e
ferramentas teóricas de marketing e comunicação no campo político.
Desta forma, apresentando
a capacitação integrada entre os saberes do Marketing político e da Comunicação
governamental, o especialista por sua vez, estará apto a elaborar pesquisas,
diagnósticos, estratégias mercadológicas e criação de ferramentas de
comunicação para compreender e atuar no mercado da comunicação política e
governamental caracterizados por constantes transformações.
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